Em destaque

Do Estádio Olímpico de Londres ao teto verde de um centro hospitalar

Com objetivo de deixar um legado positivo, o Estádio principal foi parcialmente desmontado depois dos Jogos Olímpicos de 2012 para reduzir sua capacidade de 80.000 para 25.000 pessoas. Parte da cobertura em Précontraint 1002S2 foi conservada e adaptada à nova configuração do estádio, o restante (33.000 m²) foi reciclado através o processo Texyloop, circuito operacional de reciclagem do grupo Serge Ferrari.

Ao produzir materiais de segunda geração, a reciclagem dessas 30 toneladas de membrana compósita gerou os seguintes ganhos ambientais:

  • Economia de energia: 6 304 m3
  • Redução de CO2: 5,7 T CO2 eq
  • Economia de energia: 1.547.679 MJ

Economia circular: O percurso dos materiais em um circulo virtuoso.

A cobertura do estádio, assim reciclada, deu origem a um novo material eco-concebido: o Teto Verde Texyloop.

Trata-se de um não tecido de poliéster proveniente da reciclagem de materiais compósitos flexíveis PET/PVC. Após a reciclagem do material através de dissolução seletiva (patente Texyloop), a fibra de poliéster é banhada para obter um não tecido.

Esse material pode ser utilizado em tapete de cultura no qual os vegetais criam raízes, ou em camada de filtração entre o substrato e a camada de drenagem.

Os tetos verdes reduzem os fenômenos de ilhas de calor, isolam os edifícios de maneira eficiente e contribuem assim para melhorar a resiliência das zonas urbanas ao aquecimento climático.

A realização dos suportes para tetos verdes a partir de fibra reciclada Texyloop® permite reduzir significativamente a pegada de CO2 (em comparação com materiais virgens).

 

Pinterest
Contato

À sua disposição
no mundo inteiro

Tem um projeto, uma pergunta ? As nossas equipes de vendas e de especificação estão à sua disposição no mundo inteiro para acompanhá-lo em seus projetos.
Para contatar o consultor Serge Ferrari mais próximo de você, preencha o formulário "Um projeto, uma pergunta" ou clique no mapa.
Produtos e Instalações

Membranas compósitas Précontraint a serviço da arquitetura leve

  • Canopies-and-shade-structures-4-620x320
  • Temporary-and-mobile-structures-4-620x320
  • Stadium-covers-PRECONTRAINT-
FLUOTOP-T2-12-620x320
  • Fixed-permanent-buildings-10-620x320

A linha Précontraint impõe-se como referência em termos de durabilidade servindo para a realização de estruturas e construções leves fixas ou desmontáveis.

Apresenta características mecânicas únicas, bem como uma resistência muito eficiente à sujeira e ao envelhecimento, em função dos tratamentos de superfície à base de PVDF.
Leves e duradouras, as membranas Précontraint também são 100% recicláveis, graças ao método Texyloop® da Serge Ferrari

Acervo de fotos

Arquitetura leve em imagens