Em destaque

Estádio de Varsóvia: uma cobertura central totalmente retrátil

  • retractable-roof-varsovie-stadium-warsaw-1
  • retractable-roof-varsovie-stadium-warsaw-2
  • retractable-roof-varsovie-stadium-warsaw-3
  • retractable-roof-varsovie-stadium-warsaw-4

Dados do projeto

• Arquiteto:
JSK Architekten
• Engenharia:
Schlaich Bergmann
• Fabricação/Instalação:
Hightex GMBH

  • • Material compósito flexível Serge Ferrari
    > Précontraint 1202 S2
    > Précontraint 1302 S2
    > Área total: 11.000 m²

  • Inaugurado em janeiro de 2012,o novo estádio nacional polonês possui uma capacidade de 59.000 lugares e foi construído para receber a Eurocopa 2012 de futebol. A sua particularidade reside na tecnologia do seu teto central totalmente retrátil feito de material compósito Précontraint Serge Ferrari. Este conceito inovador permitiu ao Estádio de Varsóvia obter dois “Awards” concedidos pelo World Stadium Congress 2012: um pelo uso de tecnologia de ponta e outro por suas capacidades multifuncionais.

    As instalações desportivas modernas devem poder receber todos os tipos de manifestações nas melhores condições, a qualquer momento.

    Com isso, o National Stadium Warsaw ilustra perfeitamente a busca de polivalência das coletividades para rentabilizar os seus investimentos.
    Além da sua vocação desportiva inicial, o estádio é também destinado a receber shows e outras manifestações culturais. Os projetistas imaginaram um teto original que permite cobrir o estádio para receber os espectadores independentemente das condições climáticas, protegendo-os do sol e do mau tempo.

    A membrana compósita retrátil que fecha a abertura central, tendo como suporte 60 cabos radiais. Em cada cabo um motor, com uma capacidade de tração unitária de 4 toneladas, permite estender ou recolher a membrana que desliza sobre 15 “carrinhos”. Este novo conceito exigia níveis de resistência excepcionais, para garantir a longevidade do material compósito nas dobras e controlar as tensões provocadas pelo vento, acentuadas pela posição elevada da membrana compósita Précontraint.

    Foi uma combinação de Précontraint 1202 S2 (aproximadamente 10.000 m² na parte central) e de Précontraint 1302 S2 (aproximadamente 1.000 m² na periferia da parte retrátil) que permitiu realizar esta cobertura de nova geração.

    Faça o download da News Especial infraestruturas desportivas

    Pinterest
    Contato

    À sua disposição
    no mundo inteiro

    Tem um projeto, uma pergunta ? As nossas equipes de vendas e de especificação estão à sua disposição no mundo inteiro para acompanhá-lo em seus projetos.
    Para contatar o consultor Serge Ferrari mais próximo de você, preencha o formulário "Um projeto, uma pergunta" ou clique no mapa.
    Produtos e Instalações

    Membranas compósitas Précontraint a serviço da arquitetura leve

    • Canopies-and-shade-structures-4-620x320
    • Temporary-and-mobile-structures-4-620x320
    • Stadium-covers-PRECONTRAINT-
FLUOTOP-T2-12-620x320
    • Fixed-permanent-buildings-10-620x320

    A linha Précontraint impõe-se como referência em termos de durabilidade servindo para a realização de estruturas e construções leves fixas ou desmontáveis.

    Apresenta características mecânicas únicas, bem como uma resistência muito eficiente à sujeira e ao envelhecimento, em função dos tratamentos de superfície à base de PVDF.
    Leves e duradouras, as membranas Précontraint também são 100% recicláveis, graças ao método Texyloop® da Serge Ferrari

    Acervo de fotos

    Arquitetura leve em imagens