Em destaque

Quando a fachada transforma uma construção em um “solitário” que atrai todos os olhares

  • Kita
  • ZB413
  • ZB413
  • ZB413

Dados do projeto

• Owner
Zweckverband Flugfeld Böblingen-Sindelfingen
• Architects
(se)arch architekten gbr, Stuttgart
• Façade installation
HVS GmbH, Kleve

  • • Serge Ferrari composite material
    Soltis FT 381, white 
    • Bioclimatic façade area
    800 m²

  • Em um antigo campo de aviação situado entre Böblingen e Sindelfingen, nasce um novo bairro urbano cujo destaque é o centro sociocultural e sua creche (KITA). O edifício é revestido por uma fachada bioclimática impressa de Soltis FT381, um material que soube convencer por sua longevidade e estabilidade dimensional excepcionais.

    Neste novo bairro que concentra indústrias, prestadoras de serviços, estabelecimentos de ensino e residências, toda a área em torno da pista de aterrissagem foi transformada em parque público, sendo que o centro do bairro é limítrofe à creche e representa uma zona de transição para a área residencial.

    A creche é composta de um cubo revestido por uma fachada impressa de Soltis FT381 e um playground. Em todos os andares do prédio, amplas janelas panorâmicas oferecem uma abertura direta para o exterior, ligando o espaço interno ao externo.
    Esta fachada inovadora representa um revestimento de fato em todos os andares da creche. Ela confere ao prédio, bem no centro da estrutura urbana, um aspecto tranquilo e pacífico, daí ser chamado de «solitário». Para a instalação desta fachada de material compósito Serge Ferrari, os arquitetos escolheram a membrana Soltis FT381 por sua grande longevidade, já demonstrada em seus múltiplos projetos e sua garantia de 10 anos. A estabilidade dimensional da membrana, assegurada pela tecnologia de fabricação exclusiva e patenteada Précontraint Serge Ferrari também representou uma argumento essencial nesta escolha perene.
    Efetivamente, quando da montagem, a Soltis FT381 não forma pregas nem bolsas indesejáveis. No longo prazo, não haverá necessidade de esticar novamente a membrana em sua estrutura.

    Uma impressão digital de destaque
    A fim de acentuar a identidade do prédio, a fachada foi personalizada graças a uma impressão digital de qualidade, recoberta por uma camada de verniz para proteção anti-UV, a fim de assegurar sua durabilidade.
    A impressão apenas é perceptível do interior, o que facilita consideravelmente a iluminação e os contrastes visuais. A excepcional porosidade da membrana Soltis FT381, com um coeficiente de abertura de 28%, oferece ao mesmo tempo uma perfeita visibilidade do exterior e uma proteção eficaz contra os reflexos, de modo que as janelas podem ser recobertas sem problema. Desta forma, a edificação se beneficia de uma proteção solar extremamente eficaz, sendo o aporte de calor nos ambientes sensivelmente reduzido.

    Além do mais, graças à tecnologia de reciclagem exclusiva Texyloop da Serge Ferrari, o material Soltis FT381 poderá ser reciclado integralmente ao final de sua vida útil.

    Pinterest
    Contato

    À sua disposição
    no mundo inteiro

    Tem um projeto, uma pergunta ? As nossas equipes de vendas e de especificação estão à sua disposição no mundo inteiro para acompanhá-lo em seus projetos.
    Para contatar o consultor Serge Ferrari mais próximo de você, preencha o formulário "Um projeto, uma pergunta" ou clique no mapa.
    Produtos e aplicações

    Soltis FT: uma linha completa para fachadas bioclimáticas

    • Stamisol-FT-Facade5
    • Stamisol-FT-Facade3
    • Stamisol-FT-Facade1
    • Stamisol-FT-Facade6

    Com o Soltis, o Grupo Serge Ferrari propõe uma linha de membranas compósitas perfuradas para fachadas, bem como de membranas imper-respirantes.

    A principal inovação desta linha é uma solução técnica completa destinada a fachadas. Composta pelo revestimento fachada leve Soltis FT e pela membrana colorida Stamisol Color, ela oferece – através do controle da luz e do design 3D - opções múltiplas de ambientação. Esta solução seduz por sua pertinência, seus desempenhos técnicos, sua confiabilidade e sua longevidade. A combinação Soltis FT & Stamisol  Color é a resposta perfeita à expectativa dos arquitetos e investidores em termos de fachada ventilada moderna.

    O Soltis também oferece uma linha completa de membranas para fachadas transparentes e perfuradas, bem como telas que graças a uma tecnologia de revestimento de alta tecnologia, funcionam como a nossa pele: respiram, protegem contra agressões externas, agem como um regulador em matéria de umidade e desempenho térmico da construção.

    Acervo de fotos

    Fachada bioclimática em imagens